Qual a diferença entre provedor e servidor?
Apesar de muitas pessoas utilizarem essas duas palavras como sinônimos, provedores e servidores de internet são distintos.
Como explicamos no tópico anterior, os provedores de internet são as operadoras e empresas que fazem o intermédio da oferta de internet para os consumidores.
Já os servidores são os dispositivos físicos, que fazem o monitoramento e controle de todas as informações que entram ou saem da instituição por meio das conexões de internet. Eles ainda podem adquirir uma função extra: a de criar relatórios de desempenho de usuário, com base no tempo e atividades que são feitas pela utilizando a internet, além de reduzir a conexão em aparelhos específicos.

Ainda é preciso de um provedor para conectar?
A atuação de uma empresa omo provedora ainda é requisitada apenas para as conexões discadas, que são muito raras no Brasil, já que contamos com ampla oferta de tipos de internet banda larga.
Por isso, a utilização de provedores separados das operadoras para os demais tipos de conexão não é mais necessária. Assim, fica mais fácil para as empresas de internet conseguirem controlar a distribuição da conexão. Isso também auxilia os próprios clientes, já que, em caso de algum problema na conexão, ele será resolvido mais rapidamente.
Então, entendeu um pouco mais sobre o que é provedor de internet? Ao compreender qual é a sua definição, qual a diferença entre um provedor e servidor e se ainda é preciso realizar a contratação desse serviço para se ter internet, você adquiriu maior conhecimento sobre o assunto e poderá contratar um serviço de conexão web de acordo com a nova realidade.
Agora que você já sabe que a internet banda larga não precisa de um provedor, aproveite para saber mais sobre as principais operadoras do país e contrate o seu plano!
Escrito por: Gabriela Resende - Graduada em Relações Internacionais (Uni-BH) e Jornalismo (PUC-MG), Gabriela Resende é jornalista do Portal de Planos e especialista em telecomunicações.